quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

5° dia: diferênças à adaptar

O comercio na Argentina abre às 9hs, fecha para siesta 13hs, abre denovo 15hs e fecha por volta dás 21hs, mas os serviços de banco e casa de cambio começão 10hs, param para siesta e fecham ainda não sei que horas, mas sei que é cedo.

Os pratos de almoço e jantar são a carne de cordeiro ou peixe acompanhado de umas batatinhas fritas muito gostosas ou purê e pão (com uma massa diferente), ou seja carne e batata mais nada! "-- Ah, mais é gostoso só mistura... Mas e a sustancia???" Além disso é muito dificil escolher porque não entendemos os nomes. As meninas Angela e Marisa comeram o tal do pão e queijo no almoço e as veses no jantar por quatro dias. Até que acertaram hoje na massa.

Aliás, abre aspas, hoje almoçamos num lugar maravilhoso, a comida (só mistura) era ótima e a paisagem maravilhosa!!!
















Os hoteis também são dificeis, o três estrelas argentinos são o tipo duas para baixo brasileiro, o carpete cheira, as roupas de cama nem sempre são confiaveis, os banheiros nem sempre são bons e os preços são ligeiramente salgados.

A paisagem é semi desertica, sem morros, pastagem secas, vegetação rasteira dura e espinhosa. De dentro do carro (não do niva) parece que nem venta la fora, mas o vento é muito forte. As cidades ao longo da rota são distantes, até elas não à nada apenas algumas propriedades. E as estradas são retas... Uma reta só! Alias hoje por um momento passamos por uma região serrana lindississississima, mas curta!!!!
















Mas antes de terminar o relato do dia quero grifar: OS ARGENTINOS SÃO ÓTIMOS MUI AMIGOS!!! Nem todos é claro, mas nos momentos que mais precisamos pudemos contar com eles!! Particularmente, EU OS ESTOU ADORANDO!!!!

Para finalizar os dados gerais da viagem, dados do niva até agora: Bem envirtude do problema na roda direita descriminado logo acima, os dados até o momento não podem ser conciderados como corretos já que em determinados momentos tinha que forçar para poder aconpanhar um ritimo mínimo satisfatório a todos, sendo assim após Trelew é que teremos uma noção mais precisa, o que temos até o momento.

Lada NIVA 4x4 1.6 - com alteração para 1.7 e carburador Weber
Pneus Destination A/T da Firestone 215/80R16, calibrados a 36psi
Alternando a velócidade entre 80 e 110km/h
Obtivemos vários calculos com médias de 6,2km/l sendo a pior
                                                                          7,3Km/l média
                                                                          8,7Km/l média
                                                                          10km/l
                                com a melhor marca de 11,6km/l 
                                 
Aqui vai o primeiro Niva avistado na Argentina na cidade de Azul

2 comentários:

  1. Olá Christian e Mirian.
    Mais uma vez desejo que sua viajem seja inesquecível (no sentido de boas recordações).
    Como eu disse antes, que as dificuldades sejam na medida certa para servirem de "tempero" e renderem boas histórias.
    Fiquei intrigado com uma coisa: Os pneus do NIVA estão calibrados com 36 psi? É isso mesmo?
    Eu não uso essa pressão nem na F1000 carregada.
    Cuidado, pneus excessivamente cheios podem deixar a direção mais leve e o carro mais solto, mas, são um perigo.
    Maior risco de estourarem, de perder o controle da direção, de desgaste irregular (maior no centro da banda de rodagem), além de comprometer muito vários itens do veículo.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Christian!

    Concordo totalmente com o Bacalhau, esta prsssão é absurda para o Niva e poderá acarretar perda de controle do carro, com um conseqUente acidente! Também comprometem vários itens da suspensão, pois os pneus deixam de absorver as irregularidades do piso.

    A pressão normal dos pneus do Niva, independentemente de suas dimensões (lembre-se, estamos falando de pressão, e não de volume de ar!) é 25 na frente e 24 atrás. Se você quiser, pode usar um pouco mais por conta do rípio, para evitar cortes nos pneus. Sugiro colocar 28 libras nos 4 pneus ou, NO MÁXIMO, 30 libras nos 4 pneus, mas não mais do que isto!

    Um abraço, boa viagem!

    ResponderExcluir