quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

10/Jan. - Cueva de Las Manos

Após uma noite tensa em virtude dos acontecimentos e do local em que pernoitamos, pudemos conferir a luz do dia o muquinfo em que ficamos... é felizmente não tivemos aparições!!!

  
Ajudamos nossos amigos a se organizarem, inclusive fazendo questão de levar alguns equipamentos. Durante o almoço, o restante do grupo que havia pernoitado por mais um dia em El Chaltén nos encontrou se assustando com o estado em que o Jymni se encontrava, após um breve bate papo e como não restava mais nada a fazer a turma do Rally seguiu viagem.

Conforme nosso cronograma, seguiríamos o trajeto dês do início da Carretera Austral em Paso Roballo, como a turma do Rally não estava a fim de seguir por este caminho foram para Perito Moreno, embora ficasse um ar de apreensão por seguirmos sozinhos por este desolado percurso, estávamos confiantes de que não teríamos problemas, e a partir deste momento se separávamos de todos iniciando o restante da nossa aventura a sós.

Como não poderíamos mais ajudar o Nô e a Eli, nos despedimos e seguimos viagem, mesmo sendo tarde e já que estávamos perto fomos conhecer as fantásticas cavernas das Cuevas de Las Manos. Sem dúvida um lugar mágico e com histórias ao longo da linha do tempo, inclusive mantendo no final de seu vale uma duna de cinzas da ultima erupção vulcânica que ocorrerá a cerca de 20 anos no Chile.


  
O Parque Cuevas de Las Manos é composto de passeios com cerca de uma hora de duração, com equipamentos de proteção e guias experientes que relatam todas as informações até hoje descobertas pelos pesquisadores... chegamos na hora certa já que participamos do ultimo tour turístico do dia as cavernas.


     
Com o término do passeio, nos informamos com os guias com relação ao trajeto que iríamos realizar até o passo fronteiriço em Paso Robalo, eles nos informaram que o caminho existia embora fosse pouco utilizado, porem nos alertando que não poderíamos passar pela fronteira já que a mesma encerrava suas atividades às 20hs.


Eu e a Mírian conversamos e decidimos seguir para a fronteira, mesmo que esta estivesse fechada iríamos dormir no carro. O percurso foi longo, mas deslumbrante, à medida que avançávamos a Cordilheira se aproximava imponente e poderosa a nossa frente, mesmo sendo só o seu início já era fantástica! Porem à medida que avançávamos era visível que a região a nossa volta se tornava cada vês mais selvagem e a escuridão passava a tomar conta de tudo, como haviam vários animais soltos pela região só nos restava chegar até a fronteira para nos sentirmos seguros já que durante o trajeto não cruzamos com nem um carro.


     
Após horas de percurso com dezenas de coelhos cruzando o nosso caminho a todo o momento fazendo com que redobrássemos nossa atenção, chegamos finalmente por volta da meia noite à fronteira, estava tudo escuro e antes mesmo que parássemos o carro, algumas luzes se acenderam com alguns militares saindo da cabana, neste momento percebi que ficávamos sem freio, constatando logo em seguida um grande vazamento na roda dianteira do lado direito.

Fomos bem recepcionados e informados que a fronteira estava fechada, porem ao comunicarmos se poderíamos dormir dentro do carro, alguns militares fizeram questão que nós passássemos a noite em uma segunda cabana que não estava sendo utilizada, inclusive já levantando a cancela da fronteira nos convidando a acompanhá-los, nos mostraram o local, o banheiro, a cozinha inclusive informando que poderíamos utilizar a mesma e o esquema de iluminação do local, se despedindo logo em seguida nos deixando à vontade.


Rota do dia: (Argentina) Bajo Caracoles, Cueva de Las Manos, Fronteira Argentina... total rodado: 172km


Um comentário:

  1. Suspense... ... ...
    Assim vcs matam a gente de curiosidade...

    A seguir cenas dos próximos capítulos.

    Abraços

    ResponderExcluir