quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

09/Jan. - A temida Ruta 40

Como esperado, dormimos até cansarmos e já que ninguém iria nos acompanhar não estávamos nem um pouco preocupados quanto ao horário ou com nossos amigos, mas este dia só estava começando embora já fosse perto das 10hs da manhã.

Acordamos, levantamos acampamento, tomamos um bom banho e seguimos nosso caminho, como já era próximo do meio dia, paramos para saborear um delicioso lanche que embora não sabíamos, seria a nossa única refeição do dia.

  
Antes de sairmos de El Chaltén fomos verificar se nosso amigo Jymni se encontrava no hotel, como durante o lanche vimos o Claudio (Pajero) e o Ricardo (Troller azul) passarem, concluímos que eles não foram fazer o passeio de barco, porem ao chegarmos à pousada só encontramos o Troller do Valter supondo que haviam seguido para o passeio na montanha, assim seguimos viagem sozinhos para Bajo Caracoles.

  

Logo na saída nos deparamos com vários mochileiros pedindo carona, algo casual por estas bandas, mas como estávamos literalmente carregados, não oferecemos carona, porem ao continuarmos nos deparamos com um mochileiro que nos implorou carona a beira da estrada, embora ele tenha nos sensibilizado, não paramos, mas paramos logo em seguida para um segundo mochileiro Esteban Galvan, em sua primeira empreitada com 20 anos e morador de Buenos Aires, sendo nosso acompanhante por este duro trajeto.

  
Já tínhamos informações que a tal Ruta 40 não seria fácil, e aos poucos fomos descobrindo que tais informações eram muito mais reais do que imaginávamos, sendo um percurso longo, cansativo, quente e desolado...  más estávamos preparados pro que der e vier, como haviam nos orientados, embora o GPS demonstrasse não ser necessário, seguimos os conselhos do Ramalho e fomos para Gobernador Gregores por haver a ilusão de somente ser possível encontrar combustível lá... na boa nos ferramos literalmente! este percurso fez com que aumentássemos o nosso percurso em quase uma hora e meia, como entramos em Três Lagos mas não encontramos o posto que lá existia, e como nossos amigos frisaram bem que somente em Gobernador séria possível encontrar combustível e diante do fato da Argentina estar vivenciando a falta de combustível em algumas províncias, nem nos preocupamos, ou seja, simplesmente nos ferramos!

Mas o dia ainda só estava começando... seguindo os conselhos do Ramalho fomos para Gobernador, no caminho tivemos que esvaziar um dos nossos galões, algo normal e extremamente necessário já que não tínhamos conhecimentos do que a viagem nos preparará, desta vês a Míriam pode registrar o momento já que o Esteban nos ajudou, após muito rípio finalmente chegamos a Gobernador Gregores, pelo horário já sabíamos que somente a noite chegaríamos a Bajo Caracoles, porem não tínhamos o que fazer nos restando apenas seguir viagem na melhor velocidade que poderíamos realizar.

  














Bem se acham que somos loucos, ninguém imagina a quantidade de mochileiros que encontramos pelo caminho, estes sim são literalmente malucos em cruzarem uma rota longa e com chances muito baixas de conseguirem carona... pessoal valente e corajoso!!!

Quando finalmente chegamos ao asfalto, estava lá nos esperando novamente os fortes ventos patagônicos para literalmente segurar nossa velocidade a 60Km! este trecho foi de matar... já que no rípio estávamos andando muito mais, como não tinha o que fazer só nos restava a paciência para enfrentar o trajeto. Por incrível que pareça quando vencemos a marca do 60km/h, novamente nos deparamos com o rípio, porem com uma estrada muito ruim e cheia de costelas de vaca o que fez com que reduzíssemos a velocidade, aumentando ainda mais o trajeto. Um momento que não podemos deixar passar despercebido nesta desolação toda é que literalmente zeramos o velocímetro do Vermelhinho, porem a medida que avançávamos além da pista piorar e o sol se por, um caminhão encostou em nossa rabeira nos pressionando.
















Faltando alguns quilômetros até Bajo Caracoles, finalmente o tal caminhão nos podou. Ao chegarmos à cidade por volta da 23hs, após enfrentarmos muitas curvas fechadas nos deparamos com o Jymni parado a alguns metros do posto Policial que nos surpreendeu e fez ficar ainda com mais raiva do percurso sem necessidade até Gobernador Gregório, porem ao nos aproximarmos algo não estava certo... nossos amigos Nô e Eli haviam sofrido um acidente, felizmente não foi grave, porem como o Jymni capotou dando duas voltas, ali terminava sua expedição... não tiramos fotos do nosso parceiro de viagem por respeito e consideração, que ele seja lembrado em grande estilo!!!


Soubemos que estava tudo bem e logo um dos policiais nos encontrou na minúscula cidade de Caracoles, a Eli seguiu viagem de ambulância até Perito Moreno, retornando logo em seguida "só procedimento de rotina", nos despedimos do nosso amigo mochileiro, amparamos o Nô e fomos atrás de um lugar para todos dormir, encontramos apenas um modesto purgueiro, sem luz, com banheiros suspeitos, composto de beliches em um quarto que há qualquer momento poderíamos nos deparar com um enorme rato sobre nós! ainda bem que o tal rato não apareceu já que o dia havia sido duro com a dupla dos 80tinha.


Rota do dia: (Argentinha) El Chaltén, Três Lagos, Gobernador Gregores, Bajo Caracoles... total rodado: 471km


2 comentários:

  1. Hola como andan! Nose si leen o no lo que estoy comentando, pero me dio mucha alegria ver que soy parte de su aventura! espero que lo allan pasado genial!! son muy buenas personas, les deseo lo mejor siempre! Les mando un abrazo grande!

    El mochilero Esteban!

    ResponderExcluir
  2. Hola Esteban

    Leio sim o que postou, mas como não encontro o seu e-mail não tenho como agradecer, espero que tenha gostado de participar da nossa história, e não se esqueça, esta convidado a vir a nossa casa no Brasil quando quiser! Abraço e sucesso!

    ResponderExcluir